O relatório da situação epidemiológica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta terça-feira, dia 22, mais 41 novos casos de COVID-19 no distrito. Nas últimas 24 horas não há registo de novos óbitos e registaram-se mais 55 recuperações.

De acordo com o documento, o concelho de Portalegre é o que regista mais óbitos, 30 no total, sendo que a lista integra ainda os concelhos de Nisa e Marvão, ambos com quatro, e ainda Elvas com três mortes. Apesar de não estar mencionado no boletim, uma vez que a unidade de saúde não divulga dados inferiores a três por concelhos, o Município do Crato confirma a morte de três pessoas no concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indicam que, desde o início da pandemia, foram confirmados 1937 casos na região do Alto Alentejo, mais 41 do que ontem, sendo que há a destacar uma diminuição do número de casos activos que se situa agora em 623, menos 14 do que ontem, e um aumento do número de casos recuperados com 1263, mais 55 do que ontem.

De acordo com o boletim da ULSNA, há menos uma pessoa internada com um total de 35 internamentos e foram realizados nesta unidade de saúde 36.094 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Portalegre continua a ser o concelho com mais casos activos com um total de 177 (-5), segue-se Elvas com 95 (+10), Marvão com 79 (=), Castelo de Vide com 50 (-6), Crato com 45 (=), Nisa com 37 (-6), Gavião com 29 (-8), Alter com 26 (=), Monforte com 22 (+1), Avis tem 16 (+2), Ponte de Sor tem 14 (-1) e Sousel com 11 (+1).

Abaixo dos dois dígitos está os concelhos de Fronteira com 8 (-2) e o concelho de Arronches deixou de figurar no boletim, supostamente, porque terá menos de três casos activos.

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta terça-feira, dia 22, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Nos concelhos de Avis, Crato, Sousel e Elvas verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos, de acordo com a informação vinculada pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

De acordo com as respectivas Câmaras, no concelho de Avis há 27 casos activos, estando confirmado um surto de Covid-19 num lar em Valongo, o concelho do Crato contabiliza 67 casos activos, onde também se regista um surto num lar, nomeadamente na Santa Casa de Gáfete, e o Município de Sousel regista na última informação divulgada 32 casos activos. Já o Município de Elvas, de acordo com a última actualização dá conta de 132 casos activos, sendo de realçar um surto na freguesia da Terrugem, onde se registam 92 casos.

Mais Notícias