Facebook

Sousel avança com projecto do Museu dos Cristos

MUSEU DOS CRISTO

O Município de Sousel vai proceder à assinatura do contracto para a construção do Museu dos Cristos. A sessão realiza-se amanhã e será antecedida pela inauguração da exposição "Da Utopia à Realidade", que reúne uma amostra dos seis núcleos que farão parte da exposição de longa duração do futuro museu.


O Museu dos Cristos é um sonho desde há 27 anos, quando a Câmara adquiriu uma colecção de Imagens de Cristo à família Lobo, herdeiros do falecido Venceslau Lobo, um comerciante de antiguidades de Borba.
A colecção constituída por 1486 peças, das mais variadas tipologias, proveniências e épocas foi sendo agrupada ao longo dos anos, pelo próprio antiquário e esteve exposta ao público no seu armazém, que Venceslau Lobo intitulou de "Museu dosCristos".
O actual projecto arquitectónico, da autoria do arquitecto José Kuski Vieira, foi pensado
com o intuito do futuro museu ser instalado num edifício já existente e, segundo o município, será «um espaço socialmente activo, culturalmente interessante e pedagogicamente útil, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento e a identidade cultural souselense», lê-se num comunicado.
Além da construção do Museu dos Cristos, o projecto contempla também a dinamização do património religioso do concelho, com o qual o município quer fazer uma ponte, através da criação de uma rota pelo património religioso. «A ideia é passar do espaço museológico, para os diferentes espaços religiosos existente no cocnelho, os quais serão também instrumentalizados enquanto testemunhos de grande relevância sobre a nossa história e a formação da nossa identidade cultural».

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Novembro 2017
S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Links Úteis