Facebook

Festival das Sopas de Peixe promove gastronomia de Vila Velha de Ródão

rodao

A Câmara de Vila Velha de Ródão promove, entre sábado e domingo, no campo de feiras, a sexta edição do Festival das Sopas de Peixe, um evento que pretende «valorizar e promover a gastronomia local» aliando ainda uma vertente de animação musical.


Durante os dois dias de festa os visitantes poderão disfrutar de vários pratos típicos da região com especial destaque para as Sopas de Peixe. Além disso, a organização preparou ainda um cartaz de animação que promete animar miúdos e graúdos, com animações musicais e infantis e uma restauração de excelência.
Destaca-se o espectáculo de fado com Fábia Rebordão que convida a palco Jorge Fernando, no sábado, 15, pelas 22:30h. No domingo dia 16 de Setembro o palco é dos Galandum Galundaina que trazem a música tradicional portuguesa pelas 22:30h. Os espectáculos vão decorrer no palco Festival das Artes da Beira Baixa – Beira Baixa Cultural.
Mas a animação na fica por aqui. Também os grupos como os Quintarolas, os Fora d'Horas, os Bombos Toc & Rodão com os Hora da Pinga, os Trotto Saltarello, as concertinas da Associação da Carapalha ou os grupos de Ranchos folclóricos como o Grupo etnográfico de dança e cantares de Vila Velha de Ródão vão passar pelo certame.
A Silent Party, na noite de sábado, será uma animação diferenciada, um momento em que a organização estima contar com a presença de centenas de pessoas a dançar e a cantar, mas onde aparentemente a música não se adapta à dança.
A receita das Sopas de Peixe de Ródão, uma marca destas Terras de Oiro, são o mote para o Atelier Gastronómico "Segredos e Sabores das Terras de Oiro" com a Chef Luisinha, que decorre no sábado. Os recursos naturais que este território detém e a aposta nas tradições do concelho foram o enlace para o concurso Portas de Ródão "O Melhor Doce" em que o vencedor foi o chef Cristiano Louro, no domingo os dois chefs juntam esforços para na doçaria aliarem a inovação à tradição. Estes vão ser Ateliers Temáticos de Gastronomia – Beira Baixa Cultural.
Ainda no sábado terá lugar o Concurso Regional da Cabra Charnequeira e Merino da Beira Baixa, bem como as Jornadas Técnicas de Pecuária, fruto de uma parceria entre o Município de Vila Velha de Ródão e a Ovibeira.
O campo de feiras de Vila Velha de Ródão, e a sua zona circundante, é dominado pelo Monumento Natural das Portas de Ródão e pela paisagem considerada Maravilha Natural de Portugal. Neste local irá ter lugar, no domingo das 09h às 18h, o 1º Festival Geoturismo Portas de Ródão, a decorrer no Cais de Rodão. Esta é uma acção focada nas actividades outdoor como Passeios de Barco, Torre Multi-actividades – slide, escalada, canoagem, rappel na ponte sobre o rio Tejo, canoagem, paddle, Orbitball e BTT. Este evento realiza-se no âmbito do projecto Provere 2020 iNature, e é co-financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O Festival das Sopas de Peixe é uma insígnia de qualidade da região. Trata-se de um certame com uma forte vertente turística e promocional, pautado pela dinâmica da animação aliada à boa gastronomia. A organização dispôs um conjunto de eventos de entrada livre, que garantem a atractividade do evento para um público diversificado.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis