Facebook

Calor aperta e aumenta o risco de incêndio

calor

Devido às previsões que apontam para uma subida das temperaturas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre emitiram um aviso à população onde alertam para «um aumento significativo do risco de incêndio rural».


No documento, a Protecção Civil relembra que não é permitida a realização de queimadas ou fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e combustão, fazer queimadas, lançar balões com mecha acesa e fumar ou fazer lume em espaços florestais.
Já no que respeita aos trabalhos agrícolas, são recomendadas algumas medidas que deverão ser adoptadas no decorrer dos trabalhos como manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras ou abastecer as máquinas a frio e num local com pouca vegetação.
A Protecção Civil apela ainda «à adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros», lê-se num comunicado.
De acordo com as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aumento da temperatura máxima vai estender-se a todo o território nacional, sendo que na região do Alentejo poderá chegar 45ºC. Por isso, o IPMA colocou o distrito de Portalegre sob aviso laranja até às 16h desta quinta-feira, altura em que entra em vigo o alerta vermelho que se entende até às 16h de sexta-feira.

Forças Armadas reforçam apoio durante onda de calor

Mais de 76 militares da Marinha e do Exército vão reforçar o apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) com mais 19 patrulhas, que vão decorrer até domingo, nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Setúbal.
Este reforço surge no seguimento do pedido de apoio da ANPC às Forças Armadas, tendo como objectivo o incremento das acções de patrulhamento dissuasor no período referido, podendo estas acções ser prolongadas no tempo caso a previsão meteorológica assim o justifique.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

1111111111

Calendário

Novembro 2018
S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Links Úteis