Facebook

Programa “Aldeia e Pessoas Seguras” sensibiliza mais de 10 mil pessoas

transferir

O Programa "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras" está já a ser implementado em 700 aldeias dos 189 municípios que possuem freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. As acções de sensibilização que estão a decorrer no terreno já permitiram a sensibilização de mais de 10 mil pessoas.


Em comunicado, o Ministério da Administração Interna adianta que já foram designados 700 Oficiais de Segurança da Aldeia, que tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer acções de sensibilização junto da população, e identificados 350 locais de abrigo/refúgio.
Segundo o Governo, estão também a ser sinalizados os caminhos de evacuação nos aglomerados populacionais, tendo sido elaborados 260 planos de evacuação, sendo que a partir desta quinta-feira vai ser intensificada a distribuição de kits de autoprotecção pelas aldeias, bem com da sinalética para indicação dos caminhos de evacuação.
A execução do Programa "Aldeias Seguras" e "Pessoas Seguras" resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Nesta conjugação de esforços entre o Poder Central e o Poder Local, pretende-se incentivar a participação das populações e reforçar a consciência colectiva de que a protecção e a segurança são responsabilidades de todos; apoiar o poder local de forma a promover mais segurança; contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens; implementar estratégias de protecção de aglomerados populacionais face a incêndios rurais; criar dinâmicas e hábitos com base no conceito de autoprotecção; familiarizar as populações com as condutas adequadas a observar em caso de evacuação ou confinamento, treinando-as para esse efeito; e sensibilizar para a adopção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades
Para uma eficaz e simples implementação do programa, a ANPC desenvolveu um Guia de Apoio à Implementação (que pode ser consultado aqui) para que, em conjunto com os municípios e as freguesias, as medidas estejam em curso de forma célere, adaptadas à realidade local.
No âmbito destes programas foram distribuídos por diversas entidades públicas cerca de um milhão de folhetos com medidas de autoprotecção. O folheto está igualmente a ser entregue nos 640 mil domicílios das freguesias prioritárias.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis