Facebook

Alentejo Food & Soul promove gastronomia e vinhos da região

gastronomia vinho

É em Estremoz que vai nascer o Alentejo Food & Soul, um novo festival de gastronomia e vinhos em Portugal que, entre sábado e domingo, vai juntar produtores locais a jovens cozinheiros em plena ascensão, chefs portugueses bem conhecidos do grande público e cozinheiros internacionais no Centro Ciência Viva de Estremoz, no Convento das Maltesas.


Trata-se de uma reunião inédita no Alentejo entre cozinheiros da nova geração, da região e do País, e chefs de renome, alguns à frente de restaurante consagrados com estrelas Michelin, como Alexandre Silva, Tiago Bonito e Miguel Laffan. Esta grande celebração da gastronomia vai ainda contar com a presença de três cozinheiros internacionais, da Áustria, de Itália e Turquia, que irão apresentar no Alentejo Food & Soul as novas tendências da cozinha mundial. «Vamos trabalhar com os cozinheiros e produtores alentejanos e desafiar os chefs internacionais a fazerem uso dos produtos da região» explica Ana Músico, uma das organizadoras deste festival,
Em permanência, nos dois dias do evento, vão estar os chefs internacionais Semi Hakim (Turquia), Matthias Bernwieser (Áustria) e Francesco Brutto (Itália), o chef de pastelaria Carlos Fernandes e os chefs locais Alberto Muralhas (Alecrim, Estremoz) e Filipe Ramalho (Basilii, Monforte), a que se juntam, no sábado, Alexandre Silva (LOCO, 1*, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Pedro Pena Bastos e os chefs locais Miguel Laffan (L'AND, 1*, Montemor-o-Novo), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques (Mercearia Gadanha), Pedro Mendes (Marmòris, Vila Viçosa), Rui Fialho (Restaurante Fialho, Évora) e Luís de Matos (Portalegre).
Já no domingo vão marcar presença no evento António Galapito (Prado, Lisboa), Maurício Vale (SOI, Lisboa), Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, 1*, Amarante) e os chefs locais José Baldé (Restaurante Panorâmico, Montemor), Bruno Caseiro (Cavalariça, Comporta), Alice Pola (Cadeia Quinhentista, Estremoz) e António Nobre (M'Ar de Ar, Évora).
Todos, inspirados nos saberes e sabores da tradição, vão criar, in loco, à frente dos visitantes, sugestões inovadoras e deliciosas que prometem agradar a famílias, miúdos e graúdos, carnívoros e vegetarianos. Os pratos, com o preço fixo de 5 ou 7 euros, são para partilhar em mesas corridas, num ambiente alegre e descontraído. Produtores da região de carnes, vinhos, legumes e azeites também estarão presentes no Alentejo Food & Soul, que se desenrola em total comunhão com o Mercado de Sábado de Estremoz, também ele uma celebração da riqueza gastronómica do Alentejo.
O evento é co-financiado pelo Alentejo 2020, FEDER e enquadra-se na Operação "Alentejo Eventos XX - Promoção e Marketing" promovido pela Turismo do Alentejo, ERT. A iniciativa beneficia de um apoio de 77,70%, para um investimento de cerca de 40 mil euros. O objectivo deste programa é o de contribuir para a estruturação de um calendário de eventos diversificado que promova o turismo na região.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis