Facebook

Festival Internacional de Balões de Ar Quente de regresso aos céus do Alto Alentejo

baloes ar quente

O Festival Internacional Balões de Ar Quente está de regresso pelo 21º ano consecutivo ao Alentejo. Na edição deste ano, o festival volta a reunir pilotos de vários países europeus e vai decorrer, entre os próximos dias 6 e 12, em Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor.


A programação é inaugurada no próximo domingo, dia 5, apenas para check-in das equipas participantes, sendo que os voos em balão de ar quente abertos ao público decorrem a partir de segunda-feira, dia 6, e prolongam-se até sábado, dia 11.
Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo. Todos os pilotos presentes no festival são profissionais com créditos firmados no balonismo, pelo que a organização garante que é totalmente seguro voar com qualquer uma das equipas. O 21º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar.
A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é co-organizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.
Aníbal Soares, piloto profissional e organizador do FIBAQ, assinala que «é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 21 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo». Assim, os objectivos primordiais do festival passam pela «promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para patrocinadores e parceiros», conclui.
A organização, através do festival, apoia a ASBIHP - Associação de Spina Bifida e Hidrocefalia Portuguesa e os Bombeiros dos concelhos aderentes, doando vouchers de voo de modo a permitir que estas entidades efectuem uma campanha de angariação de fundos.

Como voar

Para realizar um voo livre no âmbito do festival deve adquirir um voucher solidário, entrando directamente em contacto com o Bombeiros de Ponte de Sor, Fronteira, Monforte e Alter do Chão ou com a ASBIHP - Associação de Spina Bifida e Hidrocefalia Portuguesa.
Os voos destinados a passageiros iniciam-se dia 6 (segunda-feira) e terminam inclusivamente dia 11 (sábado). O dia 5 (Domingo) é dia de check-in de equipas e dia 12 (domingo) o único voo é exclusivo a patrocinadores e convidados.
Por questões meteorológicas, às quais a organização é naturalmente alheia, os voos podem ser cancelados no próprio dia e hora. No entanto, a organização tenta sempre comunicar o mais atempadamente possível através desta página de Facebook.
Sempre que as condições climatéricas assim o permitam, o 21º Festival Internacional Balões de Ar Quente irá realizar dois voos por dia (um de manhã e outro à tarde), excepto dia 12, em que cujo único voo do dia é o da manhã e exclusivo para patrocinadores e convidados.
A duração dos voos pode variar, sobretudo por questões meteorológicas (essencialmente o vento). No entanto, cada voo dura, em média, uma hora.

Restrições a Passageiros

Por motivos de segurança, a organização do 21º Festival Internacional Balões de Ar Quente não irá permitir voos a grávidas; crianças menores de 6 anos (as crianças a partir de 7 anos têm de ter uma altura mínima de 1,40m e uma estatura física capaz de suportar eventuais impactos causados pela descolagem/aterragem. Também só podem voar devidamente acompanhadas por um adulto responsável pelas mesmas. No caso das crianças, é importante referir que, caso esteja muito vento, a organização e/ou os pilotos são soberanos e podem decidir se esses passageiros têm ou não condições para voar em segurança); pessoas com problemas cardíacos, com problemas de ossos (osteoporose ou semelhante), que sofram de epilepsia e/ou que tenham sido submetidas a cirurgias recentemente

Horários de Meeting Point:

- Voos da manhã: 6:30h
- Voos da tarde: 14:30h
- Voos Cativos: 10h30

Locais de Meeting Point:

Alter do Chão (dia 6 ): junto à zona industrial
Fronteira (dia 7): Recta de todo-o-terreno de Fronteira
Monforte (dia 8): Rossio
Chança (dia 9): a definir
Montargil (dia 10): a definir
Ponte de Sor (Dia 11) : Junto à Câmara Municipal de Ponte de Sor

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Novembro 2017
S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Links Úteis