Facebook

Portalegre revive tradicional Festa dos Aventais

festa dos aventais

É da união de esforços da Associação Grupo Pró-Portalegre e do Centro Vicentino da Serra que a Festa dos Aventais volta a ganhar vida para mais um ano de tradições. A centenária festa realiza-se entre sexta-feira e sábado, no Centro Vicentino da Serra.


Os aventais voltam a ser os protagonistas da festa e irão estar expostos para serem apreciados por todos os visitantes, mas a festa conta ainda com um programa diversificado que inclui uma mostra de artesanato, um desfile de modelos com aventais, uma caminhada, momentos musicais e a Marcha de Balões.
O recinto das festas abre as suas portas pelas 14h de sexta-feira, dando início a uma tarde repleta de actividades com jogos didácticos, tasquinhas de petiscos e música ambiente.
Para as 21h está agendada a actuação do Grupo de Música Popular "Verde Maio", de Arronches, e a animação musical prossegue com Dj Matiax.
No sábado, pelas 10h, realiza-se uma caminha pela serra, a cargo do Vertic3G, e já no período da tarde, pelas 16h, a fresta prossegue ao som do Grupo de Cantares Abelterium, de Alter do Chão, segue-se, pelas 17h, um desfile de modelos com aventais. Pelas 18:30h sobe ao palco o Grupo de Cantares de Portalegre "O Semeador" e, pelas 19:30h, vai realizar-se uma aula aberta de zumba.
A animação continua à noite com o revivera da tradição da Marcha do Balões, cujo início está agendado para 21h.

A história da Festa dos Aventais

A secular tradição da Festa dos Aventais remonta a 9 de Maio de 1907 quando algumas famílias de Portalegre começaram a degustar o farnel no campo a que chamaram "Merenda Democrática" e que teve lugar originalmente nas margens do Rio Sever, na Portagem.
Estas reuniões familiares aconteciam sempre na Quinta-Feira d´Ascensão, conhecido também como Dia da Espiga, em que as senhoras aproveitam para ir ao campo colher um ramalhete de flores silvestres com espigas de trigo, papoilas e malmequeres que, posteriormente, guardavam em casa até ao ano seguinte.
A festa foi crescendo e em 1912 passa a chamar-se "Festa dos Aventais" porque todas as senhoras se aprumavam e usavam os seus melhores aventais para servir o farnel. Da Portagem, que ficava muito longe, as festas instalaram-se na Serra de São Mamede, junto à Fonte Fria, passando depois para a Quinta Branca, Quinta dos Campos e posteriormente para a Quinta da Saúde.
Apesar de mobilizar muitos portalegrenses, a festa foi perdendo fôlego e no ano 2000 realizou-se a última Festa do Aventais.
Só em 2013, pela mão do Grupo Pró-Portalegre, a festa viria a renascer integrada nas Festas da Cidade.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis