Facebook

Portalegre ao sabor da doçaria conventual e tradicional

doce

Portalegre está em contagem de crescente para receber o fim-de-semana mais doce da região. A completar 18 anos, a Feira da Doçaria Conventual e Tradicional está de volta para mais três dias de festa, num evento que é hoje reconhecido a nível nacional e internacional.


O Mosteiro de São Bernardo volta a ser o palco do evento que decorre entre 13 e 15 de Abril e promete trazer à capital do Alto Alentejo cerca de 40 donceiros, entre portugueses e espanhóis, para darem a conhecer alguns dos melhores doces conventuais e tradicionais.
A 18ª edição do evento foi apresentada na tarde desta quarta-feira na Câmara de Portalegre, numa conferência de imprensa que contou com a presença da presidente do Município, Adelaide Teixeira, da presidente da Qualifica OriGIn Portugal, Ana Soeiro, do Comandante do CFP da GNR, Tenente Coronel Ribeiro Ramos, e dos vereadores Armando Varela, Luís Pargana e João Nuno Cardoso.
Aos jornalistas, Adelaide Teixeira sublinhou que a Feira da Doçaria «está hoje consolidada» e é «um dos pontos altos da agenda cultural do concelho», sendo «reconhecida a nível nacional e internacional».
O certame conta com um investimento de 20 mil euros, valor que, segundo a autarca, é retribuído «através da divulgação do nosso território e dos nossos doceiros».
Já Ana Soeiro referiu que «esta é a única Feira qualificada do País» porque cumpre vários critérios de selecção e escolha dos doceiros, pois «não vem expor quem quer, vem quem nós entendemos que cumpre os critérios», refere a responsável, acrescentando que o evento tem este ano «um interesse especial» devido à pretensão de apresentar uma candidatura à UNESCO com vista à elevação da Doçaria Conventual e Tradicional Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade.
Além da mostra, a Feira vai ainda contar com uma variada programação cultural e de animação, desde logo com o Concurso de Doçaria e de Licores, os habituais Ateliers "Mão na Massa", dedicados aos mais novos, a apresentação do livro "A Doçaria Portuguesa ao Sul", e workshops. Outra das grandes atracções do certame é a transmissão em directo do programa da TVI "Somos Portugal", que mais uma vez vai levar Portalegre ao mundo.
Estão ainda previstas as actuações de vários grupos locais durante os três dias, nomeadamente da Banda Euterpe, do orfeão de Portalegre, do Coro Infantil do Assentos, CAEP Voices, Trupe Euterpe e também do Teatro do Convento, este último numa vertente de animação teatral.
A Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é organizada pela Câmara e pela Qualifica OriGIn Portugal, em parceria com o Centro de Formação de Praças da GNR e a Entidade regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo.

Mais desenvolvimentos na próxima edição do nosso jornal

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Abril 2018
S D
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Links Úteis