O Município de Marvão promove, de 9 a 23 de Fevereiro, a 15ª edição das “Comidas d'Azeite”, uma Quinzena Gastronómica que tem, como principal objectivo, homenagear os produtores de azeite, promover os produtos endógenos do concelho e dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia.

Ao longo desta Quinzena, os restaurantes aderentes vão dar o papel principal ao azeite e apresentar, nas suas ementas, os mais variados pratos, confeccionados com base neste ingrediente essencial e quase omnipresente na gastronomia marvanense.

Nos catorze estabelecimentos aderentes a esta iniciativa, onde “o azeite é rei e senhor”, poderá encontrar pratos tão diversos como a açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à lagareiro, galinha do campo tostada em azeite, borreguinho em azeite à alentejana, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, pudim de azeite e mel, entre muitos outros.

 O arranque da 15ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para dia 9 de Fevereiro, às 11h, na aldeia de Galegos, com uma visita guiada ao Museu/Lagar Melara Picado Nunes.

Já no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, a partir das 12h, realiza-se um Mercado de produtos locais, que antecede o tradicional almoço convívio das Comidas d’Azeite.

 Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação do grupo de música popular “Voz Amiga”, este repasto marca também o início de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada aos comeres do Lagar.

 Da ementa fazem parte a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna.

 No dia 8 de Março, a Associação Portus Gladii promove a Rota do Contrabando do Azeite, uma caminhada que tem o seu início às 8h30, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada.

Mais Notícias