O Município de Campo Maior e a Associação de Festas do Povo de Campo Maior acabam de anunciar que, devido à situação atual da Pandemia COVID19 e às medidas de contingência adotadas no sentido da prevenção e atendendo às determinações da Direção Geral da Saúde, decidiram adiar a realização das Festas do Povo de Campo Maior para 2021.
No comunicado divulgado pelo Município, a organização das Festas do Povo diz lamentar esta decisão, mas, no entanto, justifica que com a declaração do Estado de Emergência e consequente limitação no que respeita ao convívio social, «tornou-se impossível garantir que os trabalhos a realizar pelos campomaiorenses, pudessem estar prontos no dia da enramação, neste evento que é considerado um dos maiores (se não o maior) eventos turísticos e culturais do Alentejo»
«Para além disso, (e não menos importante), a situação pandémica actual limitou a essência e a alma das Festas do Povo e das gentes de Campo Maior. O evento é provavelmente uma das maiores demonstrações de trabalho voluntário do nosso País, com milhares de pessoas envolvidas. Mas as mãos que fazem as flores, fazem-nas em comunidade, em serões de garagem, por entre “saias desgarradas”, ressoares de pandeiretas e arruadas espontâneas que não se vão poder cantar, tocar nem juntar. Ao povo que faz as Festas foi-lhes retirada a essência da preparação das mesmas. As medidas de contingência assim o obrigaram», explica o comunicado, sublinhando ainda que «as Festas do Povo Campo Maior são expressão máxima da alma dos campomaiorenses. E esta nasce, vive e alimenta-se nestes encontros, nesta partilha de gerações».

A organização refere ainda que «esta não é uma decisão tomada de animo leve», mas que «valores mais altos se levantam e as decisões, embora difíceis, têm de ser tomadas», alega, afirmando ainda a convicção de que «temos, no entanto, a certeza de que as nossas Flores de Papel vão voltar a florir».
As Festas do Povo de Campo Maior realizar-se-ão, assim, em 2021, em data a acordar, com «a certeza de que o povo se vai unir novamente para fazer as melhores festas do mundo», garante o Município de Campo Maior e Associação de Festas do Povo, que mais uma vez apela a «toda a população que cumpra as medidas de prevenção que têm sido amplamente divulgadas pelas autoridades competentes».

Mais Notícias