O Município de Portalegre marcou presença na reunião final da Fase 1 do Projecto Di4C – Digital Innovation for Cities, cofinanciado pelo FEDER, através do Programa URBACT III, que se realizou na cidade de Saint-Quentin, em França, tendo como principal objectivo a preparação dos documentos técnicos necessários para instrução da Fase 2 da candidatura, a qual tem como prazo limite de submissão o próximo dia 2 de Março.

O Projecto Di4C – Digital Innovation for Cities reúne a parceria de cidades como Messina (Itália), Ventspils (Letónia), Roquetas de Mar (Espanha), Oulu (Finlândia), Botosani (Roménia), Saint-Quentin (França), Trikala (Grécia) e Portalegre. Através da participação neste projecto as cidades contam conseguir criar mecanismos de aceleração que lhes permitam tornar-se mais competitivas em termos de oportunidades a nível digital. Adicionalmente, visa contribuir para a eliminação dos obstáculos encontrados pelas cidades de média dimensão em termos de implementação de projectos digitais, como falta de visão estratégica, dificuldades técnicas e de engenharia na incorporação da inovação digital.

O Di4C está integrado no URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável para promover e financiar a constituição de redes de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua posição chave face à complexidade crescente das mudanças na sociedade.

Mais Notícias