Facebook

Estudo recomenda abate de 43 freixos do "Túnel das Árvores Fechadas"

a Marv Portagem corte árvores em cuecas 5

É a estrada mais bonita de Portugal, mas a beleza é só fogo de vista. É esta a conclusão do estudo de avaliação aos 235 freixos que compõem o famoso "Túnel das Árvores Fechadas" da EN 246-1, que liga Marvão a Castelo de Vide, de Vide, elaborado pela empresa "Planeta das Árvores" para a Câmara Municipal de Marvão, que recomenda o abate de 43 freixos e uma intervenção «radical e musculada» nos restantes.


De acordo com as conclusões do estudo de avaliação ao estado biomecânico e fitossanitário, que consistiu num exame pormenorizado ao interior das árvores através dos sinais que estas transmitem, «todos os 235 freixos apresentam problemas», sendo que para 43 a solução passa pelo abate. «Nunca me deparei com uma situação tão drástica», sublinha Serafim Riem, proprietário da empresa responsável pelo estudo, durante a apresentação pública das conclusões, que decorreu na quinta-feira, dia 24, na Casa da Cultura de Marvão, e promoveu um debate de ideias e reflexão sobre assunto a técnicos, entidades e população. Além das árvores que têm de ser abatidas, que representam 18% de todo o conjunto, as 192 restantes têm de ser intervencionadas, sendo recomendada «uma poda de redução de copa», uma vez que apresentam vários problemas.
De acordo com o especialista, durante a avaliação foram detectados vários sinais de degradação que tiveram «como principal causa» o embate de automóveis, mas também factores como a questão do asfalto, as podas abusivas e os cortes radicais que foram feitos ao longo dos anos, bem como o local não ser o mais apropriado para os freixos, que são árvores próprias das margens do rio. Situações que, segundo as conclusões, levaram a que 165 freixos apresentem sinais de «morte regressiva».
Perante esta «situação desesperada», Serafim Riem chega mesmo a afirmar que «só ficaria descansado se todas as árvores fossem abatidas», ainda que reconheça que «além de não deixarem que isso aconteça, não será necessário», refere.

Mais desenvolvimentos na próxima edição do nosso jornal

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Novembro 2017
S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Links Úteis