Facebook

Festival Al Mossassa celebra fundação de Marvão

 

MARvÃoA vila de Marvão recua até ao séc. IX para recordar as suas origens e o ambiente vivido na época, numa celebração cultural única. O Festival Al Mossassa, que se realiza nos dias 5, 6 e 7 de Outubro, pretende ser, sobretudo, uma homenagem a Ibn Marúan, figura ímpar e visionária, rebelde fundador de Marvão e da cidade vizinha de Badajoz.


Durante três dias, a vila vai ser invadida por recriações históricas, espectáculos de música, dança, fogo, artes circenses, aves de rapina, serpentes, artesãos a trabalhar ao vivo, jogos medievais para crianças, mercadores, tabernas, bem como animação itinerante e de palco para todas as idades.
Entre toda a envolvência medieval e cultural, o "Mercado das 3 Culturas", localizado na parte alta de Marvão, apresenta cerca de 60 pontos de venda, onde será possível encontrar um vasto leque de produtos e objectos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã.
A inauguração oficial da décima terceira edição do Festival Al Mossassa está agendada para as 11h de sexta-feira, dia 5 de Outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Após a cerimónia de inauguração do certame e no âmbito das comemorações da Implantação da República Portuguesa, a Assembleia Municipal de Marvão promove, a partir das 11:45h, na sala das sessões do antigo Tribunal (Casa da Cultura), a Tertúlia "A 1.ª República e outras histórias da justiça", com António Canêdo Berenguel.

"A Lenda da Ponte de Marvão"

Baseado numa das lendas da história popular do concelho de Marvão, este espectáculo diferenciador, em estreia, promete surpreender o público. "A Lenda da Ponte de Marvão" realiza-se, nos dias 5 e 6 de Outubro, na entrada do Castelo, a partir das 21:30h.
Este evento será o maior deste registo em todo o Alentejo, contando com a participação de mais de 40 pessoas, entre pessoal e staff.
O sincronismo da pirotecnia com os vários momentos da encenação, assim como a ilustração do espectáculo, recorrendo a uma técnica de amplificação de luz por emissão electromagnética, serão elementos diferenciadores.
Com o cenário único do Castelo de Marvão e a sua arquitectura preservada como tela, vai permitir vários planos de acção que tornarão o espectáculo inesquecível.
Na imponente Torre de Menagem do Castelo vai ser instalado um equipamento para projectar desenhos e mensagens estilizados, que vão aparecer em diversos momentos do espectáculo e que vão embelezar e enquadrar a história.
O XIII Festival Al Mossassa encerra no domingo, 7 de Outubro, às 20h, após o espectáculo final de encerramento, com a participação de músicos, bailarinas, malabaristas, manipuladores de fogo, aves de rapina, encantadores de serpentes e figuras características da época. Um verdadeiro cortejo medieval digno de encerrar este evento incomparável de celebração das três culturas.

XV Feira do Livro

Paralelamente ao Festival Al Mossassa, o Município promove, também, a XV Feira do Livro de Marvão, que se realiza entre os dias 4 e 14 de Outubro, na Casa da Cultura. 
Com o intuito de promover os hábitos de leitura a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa a quem efectue a compra de um livro.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis