Facebook

Feira da Castanha: Quentes, boas e às toneladas em Marvão

castanha

Cerca de cinco toneladas de castanha e mais de dois mil litros de vinho vão ser servidos na XXXIV Festa do Castanheiro – Feira da Castanha que está de regresso à vila histórica de Marvão entre os dias 11 e 12 de Novembro.


Durante dois dias a castanha vai ser rainha na pérola do Alto Alentejo, num certame que vai contar com a realização de quatro tradicionais magustos, dezenas de pontos de venda com produtos típicos do Outono e ainda música popular e muita animação.
A inauguração oficial da mais emblemática das festas de Marvão está agendada para sábado, dia 11, pelas 10h, na Tenda dos Produtores Locais, no Largo do Terreiro, onde, pelo segundo ano consecutivo, se vai realizar também a bênção da castanha, presidida pelo Pe. Marcelino Marques.
Com a realização deste evento, o Município pretende valorizar a espécie endógena da região, o castanheiro e a castanha, potenciar a sua produção e promover a sua utilização na gastronomia.
Em quatro tradicionais magustos, localizados no Largo do Terreiro, Largo de Santa Maria, Largo do Pelourinho e Largo do Espírito Santo, os visitantes poderão deliciar-se com a tradicional castanha assada.
Dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde se podem encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração, transformam a vila de Marvão numa enorme montra do mundo rural, onde se dará a conhecer o que de melhor se produz no concelho.
Ao longo do fim-de-semana, a animação itinerante também não vai faltar, com actuações constantes, um pouco por toda a vila. Já para o palco principal, do Largo do Terreiro, estão agendadas as actuações de Minhotos Marotos, Ús Sai de Gatas, Los Cavakitos e Cant'Areias.
A entrada na Feira da Castanha custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Quinzena Gastronómica da Castanha

Com o objectivo de promover a marca "Marvão Bom Gosto" e o concelho como "destino gastronómico de eleição", decorre, entre os dias 11 e 26 de Novembro, em 15 restaurantes aderentes, a Quinzena Gastronómica da Castanha.
Alhada de cação com castanha, ensopado de borrego com castanha frita, galinha tostada em azeite com puré de castanha, veado estufado com setas e castanhas, perna de borrego leital assada com castanhas e cebolinhas, cabrito frito com castanhas, coelho bravo com castanhas, ou migas de batata e castanha com entrecosto frito, são algumas das iguarias que se podem encontrar nas ementas dos restaurantes aderentes a esta iniciativa.
Uma ocasião única para saborear as melhores e mais variadas receitas, confeccionadas à base de castanha, classificada como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Programa Feira da Castanha 2017

 

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Novembro 2017
S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Links Úteis