Facebook

Luís Semedo, o “menino de ouro”

33216404 2085709408334401 1466199657582428160 o

Apaixonado pelo desporto e, principalmente, pelo atletismo desde os primeiros passos, Luís Duarte Casaca Semedo nasceu em Portalegre a 8 de Agosto de 1988. Logo em criança rapidamente lhe reconheceram o seu talento inato para a actividade física, a sua rapidez, agilidade e resistência. Das brincadeiras de criança cedo passou para a competição, destacando-se imediatamente nos corta-matos escolares. E foi num Corta-Mato Distrital, realizado no concelho de Arronches, que Luís Semedo, ainda com 13 anos, captou o olhar e atenção de João Carlos Correia, o presidente do Atletismo Clube de Portalegre (ACP), que rapidamente convenceu o jovem de Fortios a envergar a camisola que ainda hoje veste com orgulho, e com a qual tem dignificado o clube, a cidade de Portalegre e o Alto Alentejo.

O seu talento, aliado à aprendizagem que começava a adquirir no clube, valeram-lhe logo dois anos depois um quinto lugar no Corta-Mato Nacional de Juvenis. Nascia assim uma grande promessa do atletismo português, um diamante por lapidar que, em 2006, foi Campeão Nacional de Montanha, uma conquista que lhe valeu a sua primeira chamada à Selecção Nacional que, num feito inédito até então, convocou um atleta do escalão de juniores.
Luís Semedo representou a Selecção Nacional de Montanha ainda no mesmo ano, no Campeonato do Mundo, que se realizou na Turquia, de onde saiu com um 13º lugar na classificação geral.
Em 2007, o jovem do ACP volta a ser Campeão Nacional de Montanha e a ser convocado para os Campeonatos da Europa e do Mundo, competições nas quais conquistou, respectivamente, o 14º e o 13º lugar.
E foi somando bons resultados a nível regional e nacional, principalmente em corta-mato, que Luís Semedo recebe o chamamento do Trail Running, uma modalidade que estava a nascer em Portugal e que correspondia claramente às suas características como atleta, bem como à sua paixão pela natureza.
A sua primeira participação numa prova da modalidade foi em 2013, no "Trail de Conímbriga Terras de Sicó", onde conquistou o terceiro lugar do pódio. Ainda no mesmo ano, mas na vizinha Espanha, na "Carrera por Montaña - El Pocito", o atleta do ACP conquistou o segundo lugar na classificação geral, comprovando desde logo o seu enorme potencial na modalidade.
Os números não mentem e o talento de Luís Semedo comprovou-se nos anos seguintes. Quanto mais a modalidade crescia mais Luís Semedo se afirmava e foi sem espanto que começou a garantir um lugar constante nos lugares cimeiros dos Campeonatos de Trail organizados pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).
Em 2014 Luís Semedo foi o terceiro melhor atleta de toda a competição a nível nacional, em 2015 foi novamente terceiro da geral e segundo do seu escalão, no ano seguinte ascendeu ao segundo lugar e, em 2017, conquistou novamente o terceiro.
Foi já no final de 2017 que Luís Semedo venceu o "EPIC Trail do Açores", uma competição que contou com alguns dos melhores atletas do País e cuja vitória foi sinónimo da conquista da Taça de Portugal de Trail. O atleta completou os 43 quilómetros da prova em 3h51m05s, superando o segundo classificado em cerca de dois minutos. A conquista da Taça de Portugal, a 2 de Dezembro de 2017, foi motivo de orgulho para o ACP, para Portalegre e para toda a região, e colocou mais uma vez Luís Semedo no topo dos melhores atletas de Portugal na modalidade.
Motivado com a conquista, Luís Semedo entrou em 2018 em grande forma e para o comprovar estão os troféus arrecadados até ao momento. Só este ano Luís Semedo já venceu o "Trail Run Escoteiros de Beja", o "Santo Thyrso Ultra Trilhos", o "Trail de Conímbriga Terras de Sicó", o "Ultra-Trail do Marão", o "Piódão Trail Running", o "Trail Running Vila de Alegrete" e o "Barbaris Trail Running", tendo obtido ainda resultados muito positivos nos "Trilhos dos Abutres", no "Poiares Trail" e ainda no "Trilhos do Almourol". No entanto, a vitória mais saborosa foi a que lhe garantiu o regresso à Selecção Nacional.
A 10 de Março, Luís Semedo foi a Proença-a-Nova disputar a Taça de Portugal de Ultra Trail, batendo-se novamente com os melhores do País pela conquista de uma vitória que significava muito mais do que um troféu. Comprovando o excelente momento de forma e o estatuto de favorito, Luís Semedo percorreu os 50 quilómetros em 4h26m29s, assegurando não só a Taça de Portugal como a presença no Campeonato do Mundo de 2019, onde irá representar a Selecção Nacional de Trail. A competição realiza-se em Portugal, no difícil palco dos "Trilhos dos Abutres", em Miranda do Corvo, onde no próximo ano vão estar os melhores do Planeta.
Enquanto não chega 2019, Luís Semedo tem já os seus objectivos definidos para este ano. Está a disputar o Campeonato Nacional, liderando actualmente o ranking, e prepara-se diariamente para estar na sua melhor forma no início de Julho, para vencer o Sintra Trail X'Treme, a prova que decide este ano o vencedor da competição. Ainda este ano irá disputar no "Trail do Zêzere" o Campeonato Nacional de Ultra Trail, e vai estar em Agosto no maior palco do trail a nível mundial, o Ultra Trail du Mont Blanc, onde representará o ACP, Portalegre e o País.
Quando não está a ganhar provas, Luís Semedo está na empresa portalegrense "Transnil", onde exerce a função de Operário de Manutenção. O seu tempo livre é dividido entre os treinos, que faz quase diariamente com os seus companheiros do clube, a sua família e a sua companheira, Helena, e os muitos amigos que o acarinham, incentivam e se orgulham das suas sucessivas conquistas a nível regional e nacional.
Os repetidos sucessos, o seu percurso crescente na modalidade e a forma como tem dignificado o nome de Portalegre e da nossa região, valeram a Luís Semedo a atribuição, a 23 de Maio, da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, por parte do Município de Portalegre.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

Calendário

Outubro 2018
S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Links Úteis