Facebook

Vice-almirante Mendes Calado proposto para chefiar a Marinha

António Maria Mendes Calado

O Governo decidiu propor ao Presidente da República o nome do vice-almirante Mendes Calado, natural de Cabeço de Vide, para chefiar o Estado-Maior da Armada.


António Maria Mendes Calado ocupa desde Outubro de 2016 o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada e pode agora suceder a António Silva Ribeiro na chefia do Estado-Maior da Armada, que por sua vez foi proposto para ocupar o mesmo cargo nas Forças Armadas.
A decisão final está a agora nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa, a quem cabe aceitar ou não estas propostas, sendo que, a confirmar-se a nomeação dos nomes dos dois almirantes, a tomada de posse deverá acontecer no dia 1 de Março.

Vidense notável

Com 61 anos, completados a 11 de Janeiro, e com cerca de 40 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, António Maria Mendes Calado nasceu em Cabeço de Vide, onde ainda hoje é reconhecido.
Frequentou o Curso de Formação de Oficiais de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo sido promovido a Guarda-marinha a 1 de Outubro de 1978.
Frequentou o International Defence Ma¬nagement Course no Defense Resources Management Institute, em Monterey, Califórnia, e o Maritime War¬fare Course, na HMS Dryad School, em Portsmouth.
Esteve embarcado em várias unidades navais, tendo comandado o NRP "Corte Real" de Julho de 2020 a Dezembro de 2005.
Exerceu funções de Chefe do Serviço de Navegação e Comunicações do NRP "João Coutinho", Chefe do Serviço de Comunicações do NRP "Augusto Castilho", Oficial Imediato do NRP "Lagoa", Chefe do Serviço de Artilharia do NRP "Comandante João Belo" e Chefe do Departamento de Operações do NRP "Vasco da Gama".
Em terra, desempenhou funções de formador na Escola de Artilharia Naval do G2EA, Director de Instrução da Escola de Artilharia Naval do G2EA, Chefe do Gabinete de Operações Sup/AA do CITAN, Chefe da Secção de Exercícios do Comando Naval, Chefe da Secção de Treino do Departamento Operacional da Flotilha, Adjunto do Chefe da Divisão de Pessoal e Organização do EMA, Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Varsóvia e também o cargo de chefe da Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada.
Assumiu o cargo de Comandante da Zona Marítima dos Açores, Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e de Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores em 12 de Março de 2010.
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, de que se destacam três Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2ªClasse, a Medalha da Cruz de São Jorge de 1ª classe, a Medalha da Cruz Naval de 3ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.
É casado com Maria da Graça dos Santos Canas Gomes Calado e tem dois filhos.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Agosto 2018
S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Links Úteis