Facebook

Festas do Povo começam na madrugada de sábado com a noite da enramação

Festas do Povo 2

Faltam poucos dias para a noite mágica da "enramação" das Festas do Povo de Campo Maior, que se prolonga madrugada dentro, de 21 para 22 de Agosto. A inauguração oficial do evento, que se prolonga até dia 30, tem lugar na manhã de sábado, e a cerimónia de encerramento conta a presença do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Quatro anos depois da última edição, a vila alentejana volta a vestir-se de flores de papel e a mobilizar-se para organizar as famosas Festas do Povo, um evento tradicional único e acarinhado a nível nacional e internacional. Os campomaiorenses encontram-se a ultimar os preparativos para o evento e esperam receber mais de um milhão de visitantes nos nove dias de celebração. Através deste evento, a população de Campo Maior mostra ao mundo a sua maior tradição, assim como o valor das suas gentes e a sua capacidade de receber.

7500 voluntários estão a ultimar a edição 2015 das Festas do povo, que este ano conta com 99 ruas inscritas, que serão decoradas com flores de papel numa extensão de cerca de 10 quilómetros. A famosa "noite da enramação", na qual os campomaiorenses se mobilizam para decorar cada uma das suas ruas, de forma a dar início às festas, vai ter lugar madrugada dentro, de 21 para 22 de Agosto.
O atual modelo de Festas realizou-se por 20 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.
O impacto económico, social e cultural das Festas do Povo tem efeitos num raio de 100 km em torno de Campo Maior, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos, conferindo uma visibilidade e notoriedade elevada ao Alentejo.
Na edição das Festas do Povo de 2015 o estacionamento será gratuito nos parques oficiais. As entradas têm o valor de 4 euros por visitante, exceto crianças até aos 10 anos, que se encontram isentas de pagamento. O passe de nove dias custa 10 euros. Parte das receitas angariadas com as entradas revertem a favor das instituições de solidariedade social do concelho de Campo Maior.
A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da "enramação".

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

1111111111

RTP Notícias