Facebook

S. Marcos, Festa do Cavalo e Feira Agro-pecuária prometem afirmar identidade de Alter

festa do cavalo

As tradições, a identidade, a cultura e a história do povo de Alter são as grandes protagonistas da edição deste ano da Feira de S. Marcos, da Festa do Cavalo e da IV Feira Agro-pecuária, três grandes eventos que  se unem para, entre os dias 20 e 25 de Abril, dar a conhecer o melhor do que se faz no concelho.


Tendo como mote as comemorações dos 270 anos da Coudelaria Alter Real e o centenário da Praça de Touros, dois locais históricos de Alter, a festa é uma das grandes apostas do Município para «elevar o nome de Alter» e recuperar «tradições seculares».
A apresentação oficial do certame realizou-se esta sexta-feira, dia 6, numa conferência de imprensa que decorreu na Casa do Álamo e contou com as presenças do presidente da Câmara, Francisco Reis, da vice-presidente e vereadora com o pelouro da cultura, Tânia Falcão, da directora da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, Maria Matos, entre outras entidades do concelho.
Mias uma vez, o Município conta com o apoio da Companhia da Lezírias e da EPDRAC na organização do evento, onde estão ainda envolvidas todas as associações do concelho, e que volta a ter como palco principal o centro histórico da vila.
Com uma programação diversificada, a Feira de S. Marcos ganha especial destaque devido às comemorações dos 100 anos com a inauguração de uma exposição que estará patente na Casa do Álamo a partir de 20 de Abril intitulada "A feira de S. Marcos em Alter do Chão", que vai dar a conhecer um evento centenário de cariz agrícola e pecuário que em 1947 ganhou nova dimensão com a mostra de algumas manifestações equestres que são ilustradas na exposição através de um documentário realizado nessa época.
A animação durante a feira ficará a cargo das associações locais, através das actuações da Banda Municipal Alterense, Rancho Folclórico "As Ceifeiras", Coral Polifónico de Alter, Tuna da Universidade Sénior de Alter do Chão, Associação dos Amigos da Revista e do Fado, Grupo de Cantares Abelterium e Grupo Alterense de Cultura, bem como de alguns grupos convidados - Oficina de Sonhos, Escola Silvina Candeias, CAEP Voices, Grupo de Cante Alentejano "Os Lagóias", Cuadro Flamengo de Mariano Mangas e os DJS Ricky e Will - que vão desfilar pelo palco instalado no Largo "Os 12 Melhores de Alter".
Na programação musical destaque para os concertos dos HMB, no dia 21, e Carminho, no dia 24, cujas as entradas são gratuitas
Paralelamente, decorre, pelo quarto ano consecutivo, a Feira Agro-pecuária, promovida pelos alunos da EDPRAC, e que este ano vai ter epicentro na Casa da Vila. O programa de actividades da feira integra jogos de agricultura, palestras, provas equestres e os já habituais concursos do Cão Pastor, Cão de Serra de Aires e Rafeiro do Alentejo.
O Cavalo volta a ser um dos expoentes máximos de Alter no ano em que a Coudelaria celebra 270 anos, espaço emblemático e que volta a receber o tradicional Leilão. Uma das novidades deste ano é a realização, nos dias 20, 21 e 22, do Concurso Internacional de Dressage – Rota Lusitana, que vai trazer a Alter alguns dos melhores cavaleiros do mundo.
A Feira de S. Marcos termina com a Tradicional Corrida de Touros no dia 25 de Abril.

 

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

Publicidade

Calendário

Abril 2018
S D
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Links Úteis